Extraordinário


Extraordinário, escrito por R.J. Palacio foi um dos livros mais lindos e importantes que eu já li nesses meus vinte e um anos.

August Pullman (Auggie) nasceu com uma síndrome genética, onde a sequela é uma deformação na face, o que lhe fez passar por várias cirurgias e outros problemas. Por conta disso, ele foi educado pela mãe em casa por muito tempo.  Aos dez anos de idade, os pais acham importante que ele comece a frequentar uma escola.
Todo mundo sabe que ser um novo aluno nunca é fácil, ainda mais quando esse aluno possui alguma necessidade especial. 

O mais legal do livro é ele ser narrado não apenas pelo ponto de vista do Auggie, mas por todos os personagens com os quais ele convive, tanto amigos de infância, como familiares e novas amizades feitas na escola.

A história nos faz pensar nessa sociedade tão preconceituosa, não só com uma deficiência física, mas com relação a cor, condição financeira e outras coisas mais. Como eu costumo dizer, "é um tapa na cara da sociedade." Está na hora dessas questões serem deixadas pra trás e pensarmos mais no próximo. 

Um outro detalhe muito interessante são os preceitos do professor Browne. Os alunos recebiam todo mês uma frase para pensarem nela e, nas férias de fim de ano, cada um também poderia contribuir com os de sua autoria. Gente, é sério, cada preceito é um mais lindo do que o outro!

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil" - Sr. Browne

E o mais legal nisso tudo, é o que o Auggie mostrou que as nossas dificuldades não são absolutamente nada perto das de outras pessoas. Na maior parte das vezes insistimos em reclamar da nossa vida e somos egoístas, a ponto de não olhar para o lado e enxergar a fragilidade do outro e estender - lhe a mão. 

Recentemente, a editora Intrínseca, relançou o livro com uma nova capa, tão linda quanto a primeira. Eu ainda prefiro a azul. E vocês, qual mais gostaram?  E os preceitos, tem algum novo pra contar pra gente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Vou te contar sobre livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Hale Mandatto.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo